27/01/2023

🌼 As lindas flores da Jatropha Peregrina





Jatropha Peregrina


A Jatropha é um género de plantas pertencente à família Euphorbiaceae. O género contém aproximadamente 170 espécies de plantas suculentas, arbustos e árvores (algumas são caducifólias, como Jatropha curcas). A maioria das Jatropfas é nativa das Américas, com 66 espécies encontradas no Velho Mundo. É cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do globo. 




Num dos meus passeios a Zhuhai (China) encontrei esta linda planta. Foi difícil identificar qual o género, mas penso que seja a Jatropha integerrima, também conhecida por Jatropha Peregrina ou Jatropha picante (Spicy Jatropha). 




É uma planta perene, muito ramificada. As folhas têm um pecíolo longo avermelhado. A sua forma é extremamente variável, podendo ser elíptica ou oval, inteira ou de 2 a 3 lóbulos pontiagudos com borda inteira ou dentada.
A inflorescência ocorre em grupos de pequenas flores com 5 sépalas fundidas e 5 pétalas ovais de vermelho intenso. As flores atraem borboletas. A planta produz flores masculinas e femininas. As masculinas têm cerca de dez estames delimitados por amarelo e as femininas têm um pistilo com três ramos. A floração mantém-se a maior parte do ano. 




Gosta de sol pleno ou meia sombra, solo bem drenado e regas moderadas.

Assim como muitos membros da família Euphorbiaceae, o Jatropha contém compostos altamente tóxicos.

Sendo muito ornamental, pode ser ser cultivada em vasos, ou ser usada como planta isolada ou formando pequenos grupos em parques e jardins. 




Texto explicativo: Wikipédia e outros sites Net
Fotos: Pessoais


8 comentários:

  1. Lindas flores mesmo!
    A natureza é perfeita!
    🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸🌸
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Hola María.
    Las flores son belleza de la naturaleza.
    Un abrazo y buena semana.



    l

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia... É realmente linda. Gostei de ler Maria . Obrigada
    Abraço da Majo

    ResponderEliminar
  4. Olá, Maria! um belo exemplar que não conhecia . Como dizia Charlie Brown : as flores são bonitas em qualquer lugar do mundo "". Abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá maria . Acabei de deixar comentário e não me identifiquei . Não é anônimo : É https://kantinhodasmensagens.blogspot.com Não sei porque , mas o google parece estar me testando . E é complicado deixar comentário. Exige identificação .

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga
    Tem um nome um pouco difícil de pronunciar e fixar😁, mas é muito bonita. Parece veludo. Ao início parecia-me aquela flor por demais conhecida, "alegria do lar", mas depois vi que não é a mesma coisa.
    A minha amiga consegue descobrir coisas que certamente passarão despercebidas à maioria das pessoas...
    Linda postagem!

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  7. Uma planta muito linda! As flores são lindíssimas! Bjs

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo